Post: Organização financeira: 4 dicas para aplicar na sua empresa em 2026

O ano de 2025 está acabando, mas a organização financeira da sua empresa não pode ficar em segundo plano.

Pessoa trabalhando com papel e laptop na mesa de escritório, organizando documentos e tarefas diárias de trabalho remoto.

O ano de 2025 está acabando, mas a organização financeira da sua empresa não pode ficar em segundo plano. Nesse cenário, iniciar 2026 com um plano para organizar processos é fundamental para acelerar o crescimento do seu negócio.

Segundo pesquisa realizada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), mais da metade dos brasileiros (55%) admite que entende pouco ou nada de educação financeira.

Esse número aciona um alerta preocupante para os empreendedores do país que ainda possuem dificuldades em organizar as finanças, tanto pessoais quanto empresariais.

Para uma empresa permanecer em atividade e com a saúde financeira estável, é indispensável adotar ações que contribuam com a organização e controle do fluxo de caixa.

Nesse artigo, iremos trazer dicas para você iniciar o novo ano com a empresa organizada e pronta para um novo ciclo.

A importância da organização financeira empresarial

Assim como é necessário possuir uma organização financeira pessoal para viver de maneira confortável e sem apertos, a organização financeira empresarial é extremamente importante para manter uma empresa em atividade.

Uma pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) aponta que 48% das micro e pequenas empresas fecham as portas devido a problemas financeiros e descontrole de caixa.

Esse dado reforça a necessidade da adoção de medidas preventivas antes mesmo da abertura da empresa. E, ainda, ressalta a importância da elaboração de um bom planejamento para o futuro. Uma empresa preparada tem mais chances de permanecer próspera.

Além disso, manter a organização financeira garante disponibilidade em caixa para honrar compromissos, evitar riscos e prever cenários futuros desfavoráveis com segurança. Sem obter controle financeiro, a empresa corre o risco de endividamento, e nos piores cenários, pode até fechar suas portas.

Dicas para organização financeira

Agora que você já sabe a importância de manter uma empresa saudável, que tal anotar algumas dicas para aprender a como ter organização financeira? E claro, aplicar boas práticas que podem fazer a diferença na rotina da sua empresa? Confira.

1 — Registre todas as entradas e saídas

Em primeiro lugar, pode parecer simples registrar todas as entradas e saídas de valores, mas é por meio dessa ação que você saberá realmente se a sua empresa está com um fluxo de caixa saudável.

Deixar de registrar os valores que circulam na conta da empresa pode resultar em um falso resultado no fim do mês. O acompanhamento de gastos é um fator muito importante para saber se as finanças estão equilibradas ou se a sua empresa está gastando mais do que está ganhando.

Nesse sentido, muitas empresas realizam esse acompanhamento em uma planilha de organização financeira, contudo, o ideal é que seja realizado em um sistema ou plataforma. A automatização desses dados possibilita a geração de relatórios para uma melhor visualização do cenário atual das finanças e promove tomadas de decisão mais assertivas.

Do mesmo modo, além da necessidade de o empreendedor acompanhar todas as operações financeiras, os valores também precisam estar condizentes com a realidade do negócio.

Em síntese, uma empresa que fatura 50 mil reais por mês e gasta 60 mil reais com despesas está ficando no vermelho. Assim, poderá enfrentar sérios problemas financeiros.

Imagem promocional mostrando fluxo de caixa com Seth, incentivando a criar uma conta agora, com gráficos e dashboards para controle financeiro.

2 – Separe as finanças pessoais das empresariais

Um dos principais problemas que empreendedores de primeira viagem enfrentam é a mistura das finanças pessoais com as empresariais.

Muitas vezes, esses valores são manipulados em uma mesma conta bancária, facilitando o uso de valores recebidos pelo CNPJ em contas pessoais.

O uso da conta jurídica para pagar despesas pessoais também pode ocasionar problemas fiscais e contábeis. Afinal, se um contador precisar emitir um relatório fiel à realidade financeira da sua empresa, como ele irá fazê-lo sem reconhecer entradas e saídas de valores da conta bancária?

Ao abrir um CNPJ para prestar seu serviço, você oferece credibilidade aos seus clientes, garante a regularidade da empresa e também separa o seu ‘eu’ funcionário do seu ‘eu’ empresário. Ao definir o seu pró-labore – salário do sócio – você estará contribuindo com a separação das finanças.

Logo, essa separação é muito importante para se organizar financeiramente e auxilia nas tomadas de decisões, pois será possível entender a lucratividade real do seu negócio.

3 — Defina ações para evitar a inadimplência

Por outro lado, a organização financeira também está na padronização de processos. Adotar medidas preventivas para evitar a inadimplência é uma forma efetiva para organizar o financeiro e aumentar as chances de recebimento.

  • Conceda linhas de crédito inteligentes: avaliar a capacidade de pagamento dos potenciais clientes é fundamental para a concessão de crédito inteligente, ou seja, oferecer uma linha de crédito condizente com a lucratividade do negócio. O aumento da inadimplência está diretamente ligado a empresas desorganizadas que receberam um crédito muito maior do que sua receita. Dessa forma, utilizar ferramentas de análise de crédito, como a Consulta Serasa, pode ser a ação fundamental para evitar problemas futuros. Por meio do CPF ou CNPJ, a Serasa disponibiliza uma série de dados financeiros e score para você avaliar se vale a pena vender a prazo para esse cliente.
  • Ofereça vários meios de pagamento: além de fidelizar o cliente, oferecer vários meios de pagamento é uma estratégia para aumentar as vendas e consequentemente aumentar as chances de recebimento. Como o cliente terá mais flexibilidade para escolher o método que mais se encaixa com sua rotina financeira, o processo de pagamento se torna mais acessível e conveniente.
  • Envie lembretes de pagamento: um dos principais motivos do aumento da inadimplência é o esquecimento. Ao enviar lembretes de pagamento, você mantém o cliente informado do prazo e reduz atrasos. Os lembretes podem ser enviados de maneira preventiva ou após o vencimento, oferecendo mais uma chance para o devedor pagar com acréscimo de juros.
  • Negative devedores no Serasa: a negativação é uma das ferramentas mais poderosas de recuperação de crédito no Brasil. Essa prática é utilizada para pressionar o devedor a pagar a dívida de uma maneira formal e segura. Segundo dados divulgados pela Serasa, 40,6% das dívidas negativadas são quitadas em até 60 dias.

4 — Centralize todos os dados financeiros em um único lugar

Por fim, centralizar todas as informações financeiras em um só lugar promove a organização e uma gestão estratégica.

Em cenários onde os dados estão distribuídos em planilhas, e-mails e até anotações, as chances de errar alguma informação ou perder algum prazo importante aumentam drasticamente. Além disso, a falta de centralização das informações impede uma análise de dados eficiente e até tomadas de decisões mais assertivas e ágeis.

Com a Seth, plataforma de gestão financeira, sua empresa reúne a emissão de cobranças, notas fiscais, fluxo de caixa, envio de lembretes automáticos e análise de indicadores financeiros em um só lugar, permitindo uma visão completa da saúde financeira do negócio.

Nesse sentido, essa centralização de dados reduz possíveis problemas e fortalece toda a operação financeira da sua empresa.

Quer transformar a forma como sua empresa organiza e acompanha cada etapa da gestão financeira?
Crie uma conta na Seth e comece o ano com todas as informações financeiras organizadas em um só lugar.

Imagem mostrando uma parceria da Serasa com Seth, destacando a oportunidade de consultar e negativar pela Seth, com um convite para criar sua conta agora.

Matérias Relacionadas

Organização financeira: 4 dicas para aplicar na sua empresa em 2026

O ano de 2025 está acabando, mas a organização financeira da sua

Parceria Serasa: como consultar e negativar com a Seth

Muitos empreendedores têm dúvidas sobre como utilizar o Serasa, como consultar um

Banco de dados de clientes: a importância de mantê-lo atualizado

Você sabe a importância de atualizar seu banco de dados de clientes

Assine nossa newsletter: