Fazer a gestão financeira empresarial de um negócio pode ser desafiador, especialmente para empresas que estão começando ou se desenvolvendo rapidamente. Por isso, para auxiliar o profissional responsável pelas finanças da pequena ou média empresa, trouxemos dicas para manter uma boa gestão de contas a receber e sobre como um sistema de controle financeiro empresarial pode te ajudar a obter melhores resultados!
Controle de contas a receber
Em resumo, o controle de contas a receber é a administração de todos os valores que uma empresa tem a receber de terceiros, à vista ou a prazo. Em geral, as contas a receber funcionam de acordo com as políticas de venda da empresa em comum acordo com o cliente, e quando não cumpridas, podem afetar a saúde financeira do negócio.

A gestão de contas a receber deve ser bem-feita, o mais detalhada possível, independente da proveniência dos valores, pois com esse controle você consegue assegurar que as entradas sejam suficientes para cobrir as saídas. Informação e precisão facilitam a gestão!

Controlar o dinheiro que entra em caixa é primordial para conhecer a empresa e realizar planejamento a curto e longo prazo. Com a informação em mãos, é possível fundamentar as tomadas de decisão, antecipar momentos de crise e investir no negócio.
Essas informações ajudam ainda a controlar a inadimplência, pois é possível acompanhar a programação de pagamento e, com antecedência, tomar ações para garantir a cobrança total! Mas quais informações entram em contas a receber?
Eis as principais:
- Pagamentos parcelados: são os valores das parcelas pagas pelos clientes;
- Faturas emitidas: quando acontece a emissão para os clientes por fornecimento de produtos ou serviços, o valor se torna parte das contas a receber até que o pagamento seja efetuado;
- Vendas a crédito: quando o cliente pode pagar em um período posterior, em geral, no cartão de crédito.
- Adiantamento e depósitos: alguns clientes podem fazer adiantamentos para garantir produtos ou serviços no futuro. Esse adiantamento é contabilizado como contas a receber até que o restante do pagamento seja feito, ou o produto ou serviço seja entregue.
- Juros e multas: a cobrança dos atrasos de pagamentos também entra em contas a receber.
Mas como organizar e controlar essas entradas?
Conheça sete dicas que vão transformar a sua forma de gerir as contas a receber:
1. Mantenha a organização do setor
A organização reflete diretamente no desempenho da função! Mantenha uma rotina de cobranças de dívidas, de emissões de cobranças e notas fiscais, pagamentos e uma comunicação ativa com o cliente.
2. Atualize o cadastro dos clientes
Um cadastro atualizado é necessário para manter o contato ativo com o cliente! É muito comum que as pessoas mudem de endereço, telefone ou emprego, por isso invista na atualização de cadastro, facilitando em caso de cobrança tardia.

3. Organize os recebimentos por data de vencimento
Quando você agrupa os valores por data de vencimento é mais simples organizar as cobranças com antecedência e verificar quais clientes estão entrando em inadimplência — ação fundamental para manter um fluxo de caixa saudável.
4. Não tenha vergonha de cobrar
Cobrar é o que vai garantir que você receba, por isso não tenha vergonha de entrar em contato e lembrar o cliente do pagamento. Inclusive, você pode dividir essa tarefa em etapas para facilitar, antes de vencer e após o vencimento, com diferentes abordagens — incluindo negociações da dívida, caso necessário!
5. Crie ações preventivas
Receber com antecedência é uma ótima maneira de evitar preocupações com a cobrança, por isso crie ações preventivas. Ofereça recompensas ao cliente que quitar a dívida antes do vencimento, como descontos ou promoções exclusivas.

6. Ofereça diferentes formas de pagamento
Para receber, facilite o processo de pagamento. Ofereça diferentes formas de pagamento — garantindo a que mais agrada o seu cliente, você aumenta as chances de pagamento!
7. Conte com um sistema de gestão financeira
Achou todo o processo acima muito difícil? Em um sistema de gestão financeira como a Seth você pode controlar todo esse passo a passo de maneira automatizada, incluindo as cobranças, relatórios e ações de cobrança em caso de inadimplência!
Ainda em dúvida de como um sistema de Gestão Financeira pode ajudar a sua empresa? Confira no nosso texto de blog as 7 dicas de como fazer uma boa gestão financeira com o apoio da Seth.
Agora, se você já está pronto para conhecer todos nossos benefícios, clique aqui e faça o seu cadastro gratuito agora mesmo!
