Post: Cliente inadimplente: métodos eficazes para localizá-lo

Um dos piores pesadelos para um empreendedor é lidar com um cliente inadimplente. Enfrentar esse tipo de situação pode

Homem branco com cabelo castanho cacheado, camiseta branca e óculos. Ele segura um telefone junto ao ouvido.

Um dos piores pesadelos para um empreendedor é lidar com um cliente inadimplente. Enfrentar esse tipo de situação pode comprometer seriamente o Fluxo de Caixa da empresa e levá-la a ter problemas financeiros.

Dessa forma, manter os dados da sua base de clientes atualizados é indispensável para permanecer em contato para possíveis tratativas e negociações.

Perdeu ou o cliente trocou o contato?

Supreendentemente, muitos clientes inadimplentes trocam de número de telefone ou criam outros endereços de e-mail para não serem encontrados o que torna o trabalho de cobrança desafiador.

Logo, nesse artigo você irá conferir soluções para localizar aquele cliente inadimplente e manter a sua base cadastral atualizada.

Por que é importante localizar um cliente inadimplente?

Em novembro de 2024, 68,62% de consumidores brasileiros estavam inadimplentes. Isso equivale a cerca de 41,5% da população do país. O estudo divulgado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) também mostra que, em média, cada consumidor negativado possuía R$ 4.510,82 em dívidas acumuladas.

Já a pesquisa do Instituto Locomotiva e MFM Tecnologia realizada em 2023 aponta que os brasileiros ficam devendo por diversos motivos, como:

  • Falta de planejamento financeiro (36%);
  • Desemprego (34%);
  • Gastos inesperados com saúde (30%);
  • Empréstimo do nome a alguém para efetuar compras (16%);
  • Compras de alto valor que não cabem no orçamento (11%);
  • Investimento em negócios que deram prejuízo (10%);
  • Falta de controle nos gastos por parte do parceiro(a) (8%);
  • Entre outros;

Nesse cenário, é essencial que o empreendedor possua um contato próximo do cliente inadimplente para evitar qualquer tipo de procrastinação da dívida.

Métodos para localizar um cliente inadimplente

Embora possa ser difícil conseguir contato com um cliente inadimplente, é essencial você ter opções para cobrar suas dívidas. Desse modo, que tal conhecer alguns métodos para manter a sua base cadastral atualizada, e ainda, localizar aquele cliente inadimplente que você perdeu o contato? Descubra:

Atualização cadastral periódica

A forma mais eficiente de manter contato efetivo com a sua base de cliente é sempre mantê-la atualizada.

E é por isso que empresas que realizam atualizações periódicas correm menos riscos de perder contato com seus clientes. Confira algumas práticas:

  • Solicitar novamente os dados de contato do cliente em uma nova compra ou prestação de serviço.
  • Validar informações e pedir para o cliente retorná-lo através dos canais de comunicação para confirmar que os dados estão corretos.

Contato direto

Antes de tentar maneiras mais complexas de localizar aquele cliente, que tal dar uma última chance aos meios disponíveis que você possui na sua base?

  • Ligação telefônica: ligue para o número disponível e veja se o cliente atende. Mesmo que outra pessoa atenda, pergunte se ela conhece a pessoa que você que encontrar e solicite o novo número de telefone do cliente caso ela tenha.
  • E-mails: envie e-mails formais solicitando retorno ou confirmação de leitura. Um breve retorno já irá sinalizar que o endereço de e-mail ainda é utilizado.
  • Mensagens via WhatsApp ou SMS: enviar uma mensagem por esses meios de comunicação pode ser a solução mais efetiva, principalmente por serem canais mais rápidos e acessíveis. Como resultado, você tende a ter mais respostas do público que está tentando contatar.

Redes sociais e buscas online

Além disso, as redes sociais e mecanismos de busca, como o Google, podem ser uma forma prática para localizar clientes inadimplentes, desde que usadas com ética e responsabilidade.

Algumas práticas consistem em:

  • Procurar o nome do cliente no LinkedIn, Facebook e Instagram para identificar informações atualizadas, como telefone ou e-mail.
  • Verificar se há atualizações e interações recentes nas redes sociais que possam indicar novas formas de contato.
  • Utilizar mecanismos de busca para encontrar possíveis contatos na base de dados de sites, localizar empresas associadas a ele ou registros ligados a esse cliente.

Parceria com empresas especializadas em higienização e enriquecimento de dados

Se você encontrar dificuldades em conseguir o contato pelos outros meios listados, você pode apostar em uma ferramenta que faça a Higienização da sua base cadastral de forma automatizada, como a Seth.

O que é Higienização Cadastral?

A higienização é um processo de limpeza da base de dados com o foco na padronização, organização e atualização dos dados dos clientes.

O objetivo é garantir que as informações sempre estejam corretas e atualizadas para manter uma comunicação eficiente, e nos casos de inadimplência, para realizar as tratativas e negociações.

Quando essas higienizações são automatizadas através de plataformas, ou softwares, as informações atualizadas são obtidas em base de dados disponíveis na web.

Como a Seth pode ajudar na localização de clientes inadimplentes?

Na Seth, plataforma de gestão financeira do Grupo Consulth, você conta com diversas soluções inovadoras e confiáveis para garantir uma gestão financeira prática e automatizada. Dessa forma, a funcionalidade de Higienização irá lhe ajudar a manter sua base de cadastros completa e atualizada, e assim, não existe necessidade de aderir a toda plataforma.

Com a Seth você consegue de forma fácil e rápida realizar a higienização de forma unitária, usando um CPF ou CNPJ específico por exemplo, ou em lote, trazendo ainda mais praticidade.

Além disso, ao higienizar a sua base você irá obter as seguintes informações de cada cliente:

CPFCNPJ
Data de nascimentoData de fundação
ProfissãoCNAE
GêneroEndereços
EndereçosE-mails
E-mailsTelefones
TelefonesSócios

Passo a passo para realizar a higienização da sua base com a Seth

Agora que você já sabe a importância de manter a sua base cadastral atualizada e como a higienização pode ser sua aliada ideal para localizar um cliente inadimplente, iremos te mostrar como usufruir dessa funcionalidade na plataforma da Seth.

Na Seth, você irá contar com 3 tipos de Higienização:

  • Higienização Unitária – localize o cadastro de um único CPF ou CNPJ.
  • Higienização em Lote – atualize a sua base cadastral da plataforma da Seth.
  • Higienização em Lote: Arquivo Excel – atualize contatos diretamente de um arquivo Excel.

Agora você irá conferir o passo a passo de como realizar a Higienização:

1 – Selecione a opção “Higienização” no menu da plataforma, após criar uma conta.

2 – Clique em “+ Nova Higienização” se você quiser fazer a busca unitária, ou “+ Nova Higienização em Lote” caso queira higienizar toda a sua base ou mais de um cliente.

3Unitário: Preencha o CPF ou CNPJ que você queira higienizar.

Lote: Selecione a opção que você preferir: higienizar a base cadastral da plataforma ou importar um arquivo em Excel.

4 – Ao escolher a melhor opção de higienização, você irá contar com atalhos para outras funcionalidades, como Consulta de crédito e exportar as Higienizações em Excel.        

Conclusão

Por fim, a Higienização de Cadastro é um diferencial estratégico para o seu negócio.

Além de manter seu cadastro sempre atualizado para reduzir riscos de perda de contato, você conseguirá identificar dados inconsistentes ou desatualizados antes que a inadimplência ocorra.

Crie sua conta na Seth, adote essa solução para a sua rotina e nunca mais perca o contato de um cliente.

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