É comum ter que lidar com um cliente devedor quando você é um empreendedor. Qualquer negócio está suscetível a obter um índice de inadimplência na sua gestão financeira. Porém, nem todos os empreendedores, desde empresas de pequeno porte a médio, conseguem lidar de maneira eficiente a ponto desses clientes voltarem a fazer negócio.
Nesse sentido, preparamos 5 estratégias eficazes para você lidar com aquele cliente devedor de maneira ética e eficiente sem quebrar a parceria comercial.
O que é um cliente devedor?
Um cliente devedor, ou inadimplente, é um consumidor que não honrou com as suas obrigações financeiras dentro do prazo.
Essa dívida é causada por vários motivos, como:
- Dificuldades financeiras;
- Falta de planejamento financeiro;
- Desemprego;
Entre outros.
Independentemente do motivo do cliente se tornar um devedor, você, como empreendedor deverá focar em duas coisas: quitação da dívida e fidelização do cliente.
Muitos motivos são por questões momentâneas, como o desemprego, ou seja, sem más intenções do cliente.
Em síntese, mesmo inadimplente, as tratativas deverão ser éticas e respeitosas para mirar na fidelização dos clientes, e em alguns casos, o cliente tornar-se um defensor do seu serviço.
A importância de gerenciar a sua inadimplência
Antes de tudo, manter uma gestão eficiente da sua inadimplência é indispensável para obter eficiência no seu fluxo de caixa e manutenção de relacionamentos comerciais.
Esse conjunto de práticas e estratégias que fazem parte da gestão de inadimplência ajudam a manter a reputação do seu negócio e garante a estabilidade financeira que a sua empresa necessita para continuar operando.
Essa gestão deve estar totalmente alinhada à cultura da empresa e ser revisada regularmente para garantir que esteja gerando resultados efetivos na recuperação de crédito.
Como lidar com o cliente devedor?
Contudo, para manter uma gestão de inadimplência eficiente é necessário adotar uma série de estratégias para lidar com os clientes devedores e aumentar o sucesso das tratativas. Ou melhor, prevenir que esse cliente se torne um inadimplente. Bora conferir as 5 estratégias para lidar com cliente devedor:
1. Manter o cadastro completo e dados atualizados
A princípio, antes de qualquer tratativa, é muito importante verificar se os dados de contato que você possui em sua base estão atualizados.
Muitas vezes o cliente devedor pode mudar de e-mail, ou telefone no meio do processo, e se você não os atualizou em algum momento, pode perder o contato e não conseguir uma comunicação efetiva, ou enviar ações de cobrança.
Dessa forma, adote a estratégia de solicitar novamente os dados de contato do cliente nas transações comerciais futuras.
▶ A solução Higienização da Seth te ajuda a manter toda a sua base de clientes atualizada.
2. Elaborar políticas claras para a gestão de crédito do seu negócio
Do mesmo modo, é imprescindível que a empresa deixe claro desde o início da relação comercial as condições que o cliente pode confrontar ao não pagar a sua dívida no prazo correto.
Logo, definir termos de pagamento e procedimentos de cobrança padrão para todos os seus clientes garantirá que eles estejam cientes de suas responsabilidades e das consequências caso optem pelo não pagamento.
“Após 7 dias vencido, seu nome será negativado junto aos órgãos de proteção de crédito”.
Para garantir que as políticas de pagamento estejam claras, aproveite as oportunidades que o seu negócio traz, como por exemplo, aproveite para compartilhar essas informações no próprio boleto, ou nas comunicações, como no corpo dos e-mails.

3. Régua de Cobrança Automatizada
Da mesma forma que definir políticas claras é importante para lidar com clientes devedores, apostar em uma régua de cobrança automatizada também é fundamental para a recuperação de crédito.
A princípio, a régua de cobrança consiste na criação de uma série de ações, como o envio de lembretes de vencimento, alinhadas as políticas de gestão de crédito da sua empresa.
Hoje, com a tecnologia, se tornou muito mais fácil implantá-la através dos softwares de gestão financeira disponíveis e automatizá-la para se tornar um processo fácil e rápido, livrando o empreendedor de horas de trabalho manual.
Envie lembretes por E-mail, SMS e WhatsApp para prevenir atrasos na quitação. Use-os de forma preventiva ou logo após o vencimento, já que, muitas vezes, o devedor deixa de pagar por esquecimento.
▶ A Seth conta com a solução Automatização de Cobranças, totalmente personalizável as políticas do seu negócio.
4. Abertura para negociações e tratativas com o cliente devedor
É importante salientar que nem todos os clientes devedores se encontram nessa situação por vontade própria. Como já mencionamos, a não quitação pode ter sido motivada por problemas financeiros ou até desemprego.
Nessas situações, estar aberto a renegociar prazos ou condições de pagamento é uma maneira eficaz de recuperar os valores, principalmente se a situação for tratada de forma empática.
Esse gesto demonstra que o cliente é importante para o seu negócio, fortalecendo a parceria e aumentando as chances de sua fidelização.
5. Negativação do cliente devedor junto ao Serasa
Por último, se uma cobrança amigável não surtiu efeito, lhe resta uma alternativa: a Negativação.
Negativar o cliente devedor em um órgão de proteção de crédito, como o Serasa, pode ser uma etapa eficaz para incentivá-lo ao pagamento da dívida.
Quando uma cobrança é negativada, essa pessoa ou empresa ficarão com o “nome sujo”. Ou seja, ela contará com algumas dificuldades para obter benefícios financeiros, como:
- Conseguir empréstimos, financiamentos ou outras formas de crédito.
- Locação de imóveis, visto que muitas imobiliárias consultam o nome do solicitante em órgãos de proteção de crédito.
- Impossibilidade de comprar em algumas lojas que utilizam crediário.
- Não poderá emitir talões de cheque.
Para retirar a negativação, a dívida deverá ser renegociada com o credor, e quitada. Após isso, o nome deverá ser retirado em até 5 dias úteis após o pagamento.
Caso a dívida nunca seja quitada, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) determina que o prazo para o nome permanecer negativado é de até 5 anos.
Revolucione sua gestão financeira e negative clientes devedores com a Seth
Logo, para uma cobrança eficaz na sua empresa, você deverá equilibrar cada estratégia para garantir que aquele cliente devedor pague, e posteriormente volte a fazer negócio com você.
Nesse sentido, apostar em uma plataforma de gestão de finanças completa e automatizada é fundamental para isso, principalmente para negativar clientes em poucos passos.
Confira como fazer isso:





Após a quitação da dívida, é muito fácil excluir a negativação:

Dessa forma, com a parceria do Serasa, você terá total liberdade para negativar seus devedores pela plataforma da Seth, sem a necessidade de realizá-lo de forma burocrática e com maiores custos diretamente pelo sistema do Serasa.
Ainda não aplica essas 5 estratégias para lidar com o cliente devedor no seu negócio? Não fique para trás!
Revolucione a sua gestão financeira!
Crie sua conta grátis na Seth e garanta uma cobrança eficiente e automatizada: clique aqui.